Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. (Declaração Universal dos Direitos Humanos. Artigo XIX.)

terça-feira, 29 de março de 2011

GOVERNO DO POVO

Pesquisas feitas em 2002, declararam que um índice de 63% de brasileiros, no que se compara ao índice toda América Latina, não sabem o significado de democracia.

Existe uma elevada desigualdade social brasileira, seguida da deficiência educacional do povo. A criminalidade e violência atingem níveis altos nos setores menos favorecidose e educados. De acordo com a sua história política democrática, onde grande parte dos presidentes eleitos vêm se definindo com títulos populistas, como é o caso de Getulio Vargas "pai dos pobres", se torna visível a força que se tem da população que procura melhorar a sua condição financeira. Esse ponto é observável até os dias de hoje, ao termos o terceiro ano consecutivo do partido dos trabalhadores no poder.

Vivemos em uma país onde o voto é obrigatório, com alto índice de pobreza, 513 deputados, 81 senadores e cerca de 27 partidos políticos, e é por isso que eu acredito que devemos repensar a democracia brasileira. A cada eleição, são escolhidas pessoas para representar o povo, porém ainda existe uma minoria que tem interesses e opiniões diferentes. A sociedade está dividida entre agentes individuais e agentes coletivos, há uma pluralidade de vontades em cada território que existe. A própria quantidade de partidos nos deixa claro as inúmeras visões políticas diferentes existentes no Brasil. E o que me faz pensar na questão da reeleição ser um fator agravante na falta de democracia existente, é o fato de que esse sistema politico eleitoral sempre será de maioria, fazendo com que outros partidos não possam estar no poder, por um grande número de agentes determinantes que o torna assim.

Nenhum comentário: