Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras. (Declaração Universal dos Direitos Humanos. Artigo XIX.)

quarta-feira, 29 de junho de 2011

A DEMOCRACIA E OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


A democracia está inserida em uma sociedade pluralista feita de concepções diferentes. Desse modo, inicio a discussão a respeito da democracia nos Estados Unidos citando o bipartidarismo existente entre republicanos e democratas, que se opõem pelas concepções político-econômicas.
Porém a democracia não deve ser observada pelo número de partidos, e sim pela participação do povo nas decisões políticas.

O grande orgulho estadunidense na afirmação de ser a maior democracia o mudo vem do modo com que eles resumem o significado democrático. Foram eles que trouxeram o modelo federalista, adotado por diversos países, inclusive o Brasil, e sua constituição foi criada em 1787. Eram discutidos assuntos que diziam respeito a todos em praça pública desde 1650 A independência das Treze colônias se deu em 1776, com pensamentos iluministas e motivação de ser liberdade em relação a Inglaterra. Sua constituição defendia a prática da cidadania, o livre exercício dos direitos políticos e civis através de normas que garantam a liberdade de expressão, de imprensa, de crença religiosa, de reunião; a inviolabilidade do domicílio e o direito a julgamento, Desde então o país apoiou países ibéricos a se tornarem independentes também.
Diante de tantas convicções democráticas, devo contrapor o fato dos EUA possuírem uma população extremamente racista e dividida entre negros e brancos, de serem completamente seletivos em escolher as vagas em escolas e faculdades para estudantes e darem tanta importância ao patriotismo. Quando se deu a candidatura de Barack Obama, representando um candidato negro, o mundo aplaudiu. Tendo em vista que a democracia nos EUA funciona por meio dos colégios eleitorais e não pela soma total de eleitores, estima-se que as duas grandes lideranças compuseram a dupla de candidatos democratas com maiores chances à presidência Hillary Clinton com 249 delegados e Obama com 181 delegados.

Acredito que não haja grande diferença entre democratas e republicanos, observando que ambos são conversadores, talvez pelos EUA serem uma grande potência mundial, os presidentes tem um certo receio de mudar aspectos políticos no país, e confio que um bipartidarismo não pode colocar todos os desejos de uma sociedade em pauta. É certa a existência de liberdade de expressão, porém o aprendizado de um estadunidense insere a mesma visão nacionalista desde a infância de cada indivíduo. É muito fluente no dia-a-dia norte-americano ouvir todos os noticiários afirmando que sua nação é a melhor do mundo e críticas em discordantes ambientas de que os muçulmanos são terriristas, o que em outras gerações foram torno dos orientais e latino-americanos. Eles crescem com os mesmos pensamentos conservadores, e as concepções de um governo contrário se torna inaceitável.

Nenhum comentário: